Outros projetos

Parceria com Estação Ciência e Parque Cientec: Laboratório de Microscopia

Além de nossos olhos há um mundo de curiosidades, encantamento e informação. No entanto, o ensino-aprendizagem do mundo microscópico, da célula em particular, é um desafio para professores e pesquisadores envolvidos com a educação em ciências, justamente por incluírem processos e entidades que são invisíveis a olho nu.

O Laboratório de Microscopia tem por objetivo estimular a curiosidade e o espírito de pesquisador nato do indivíduo, levando-o a observar a realidade concreta do mundo. As atividades permitem a realização de “tateios” experimentais que facilitam a descoberta e a construção das relações significativas entre os fenômenos.

As atividades a serem desenvolvidas no Laboratório de Biologia Celular estão contempladas no item 3.1 Organização Celular da vida “Temas estruturadores” dos Parâmetros Curriculares Nacionais. O uso de instrumentos ópticos possibilita a identificação de estruturas formadoras dos diferentes seres vivos e a organização celular. Além disso, a observação microscópica pode iniciar a percepção e a discussão das atividades vitais que ocorrem no interior de células que são controladas pelo material genético.

Objetivos

• Inserir em espaços de Museus de Ciência um laboratório equipado para o desenvolvimento de um programa sobre o estudo da célula e sua diversidade
  • Criar condições para que os visitantes desenvolvam a habilidade da observação com o uso de equipamentos ópticos como lupas e microscópios
  • Motivar o visitante para a compreensão do conceito de célula, sua diversidade e importância para a compreensão dos processos biológicos que ocorrem na natureza.

Organograma
As atividades são desenvolvidas com grupos de 20 pessoas, num programa de 50 minutos cada. Durante a semana são atendidos grupos de escolas previamente agendados. Nos fins de semana, as atividades no laboratório ocorrerão em horários previamente fixados. A idade mínima para participar das atividades do laboratório é de 11 anos.
Conheça em detalhes o programa pedagógico e as atividades do Laboratório de Microscopia

Responsabilidades
Eliana Maria Beluzzo Dessen, coordenadora de Educação e Difusão do Centro de Estudos do Genoma Humano e Suzana Ursi, docente do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo são responsáveis pela concepção das atividades a serem desenvolvidas no laboratório e de implantação das mesmas na Estação Ciência. Job Carvalho é o coordenador na Estação Ciência e responsável pelos monitores que atuarão no laboratório.

Financiamento
O projeto é uma parceria do Centro de Estudos do Genoma Humano, do Depto. de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências com a Estação Ciência, ambos da Universidade de São Paulo. Os equipamentos e a matéria prima para a construção do laboratório foram financiados pela FAPESP, por meio da verba de Difusão do Centro de Estudos do Genoma Humano. O projeto arquitetônico, a mão de obra para a construção do laboratório e a manutenção ficarão a cargo da Estação Ciência.

Conheça o Programa Descobrindo o mundo microscópico

Galeria de fotos

Projeto Genética no Sertão Potiguar

A série de quatro programas radiofônicos Genética no Sertão Potiguar  foi concebida pela   Dra. Silvana Cristina dos Santos, com o objetivo de  explicar para a população de Serrinha dos Pintos, a relação entre consanguinidade e a manifestação de doenças genéticas. Em sala de aula, esses programas servem para aquecer discussões sobre temas atuais que emergem com o desenvolvimento da Genética Moderna e o uso de testes genéticos.