Projeto A USP vai a sua Escola
A USP vai a sua Escola é um projeto que leva exposições científicas até as escolas. As exposições são interdisciplinares das áreas de Física e Biologia e compostas por uma série de objetos e painéis eletrônicos interativos e luminosos e/ou por material biológico. Entre março de 2008 e dezembro de 2010, a primeira exposição desta série visitou escolas de ensino médio da grande São Paulo e de cidades do entorno de São Carlos. Idealizada pelo Grupo de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) do Instituto de Física de São Carlos em conjunto com o Centro de Estudos do Genoma Humano (CEGH), do Instituto de Biociências da USP, ela reproduz no espaço escolar a situação de museus de ciência. Os objetos interativos e instrucionais com conteúdos de óptica e de biologia têm por objetivo principal motivar os alunos para o aprendizado de conteúdos científicos.
Montada em uma única sala (biblioteca, laboratório, sala de vídeo, teatro, etc.) a exposição permanece nas escolas de três a cinco dias úteis. Grupos com cerca de35 alunos (uma classe) interagiram com a exposição durante 45 minutos em média. Quatro mediadores, graduandos ou pós-graduandos de Ciências Biológicas e Física, incentivam a observação do material exposto e questionam os visitantes sobre aspectos interessantes dos objetos. Os professores de Biologia e de Física das escolas visitadas passam por uma capacitação de 8 horas, para conhecerem o conteúdo exposto. São distribuídas apostilas contendo informações teóricas sobre os conceitos e sugestões para a abordagem dos temas em sala de aula.
Justificativa
O acesso ao conhecimento científico é bastante precário para muitos estudantes brasileiros, principalmente para aqueles que frequentam as escolas públicas. Entre as várias causas para essa situação estão a desatualização dos professores e dos livros didáticos e questões de ordem social visto que, em países como o Brasil, o poder aquisitivo determina as possibilidades de participação na construção da cultura. Soma-se a isso o fato de que grande parte dos estudantes de cursos noturnos trabalha durante o período diurno, quando ocorre a maior parte dos eventos com características educativas e promocionais das ciências. A exposição itinerante A USP vai a sua escola é uma iniciativa para minimizar essa situação.
Material distribuído aos professores das escolas participantes
A USP VAI a SUA ESCOLA I |
Apostila de Biologia | Apostila de Física | |||
![]() |
Parte 1 | ![]() |
Experimentos, Oficinas e Demonstrações em Óptica | |
![]() |
Parte 2 | ![]() |
Bolinha de soma de cores | |
![]() |
Parte 3 | ![]() |
Medindo o índice de refração da água usando difração | |
![]() |
Parte 4 | ![]() |
Medindo o índice de refração do acrílico | |
![]() |
Parte 5 | ![]() |
Cores e Interações | |
![]() |
Formação de Imagens: Da Câmara Escura à Holografia | |||
![]() |
Zoom | |||
![]() |
Optics | |||
![]() |
Simulador de Ondas | |||
A USP VAI a SUA ESCOLA II | ||||
Apostila de Biologia/ Física | ||||
![]() |
Parte 1 | ![]() |
Parte 4 | |
![]() |
Parte 2 | ![]() |
Parte 5 | |
![]() |
Parte 3 |
![]() |