Projeto A USP vai a sua Escola

A USP vai a sua Escola  é um projeto que leva exposições científicas até as escolas. As exposições são interdisciplinares das áreas de Física e Biologia e compostas por uma série de objetos e painéis eletrônicos interativos e luminosos e/ou por material biológico. Entre março de 2008 e dezembro de 2010, a primeira exposição desta série visitou escolas de ensino médio da grande São Paulo e de cidades do entorno de São Carlos. Idealizada pelo Grupo de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) do Instituto de Física de São Carlos em conjunto com o Centro de Estudos do Genoma Humano (CEGH), do Instituto de Biociências da USP, ela reproduz no espaço escolar a situação de museus de ciência. Os objetos interativos e instrucionais com conteúdos de óptica e de biologia têm por objetivo principal motivar os alunos para o aprendizado de conteúdos científicos.

Montada em uma única sala (biblioteca, laboratório, sala de vídeo, teatro, etc.) a exposição permanece nas escolas de três a cinco dias úteis. Grupos com cerca de35 alunos (uma classe) interagiram com a exposição durante 45 minutos em média. Quatro mediadores, graduandos ou pós-graduandos de Ciências Biológicas e Física, incentivam a observação do material exposto e questionam os visitantes sobre aspectos interessantes dos objetos. Os professores de Biologia e de Física das escolas visitadas passam por uma capacitação de 8 horas, para conhecerem o conteúdo exposto. São distribuídas apostilas contendo informações teóricas sobre os conceitos e sugestões para a abordagem dos temas em sala de aula.

Justificativa

O acesso ao conhecimento científico é bastante precário para muitos estudantes brasileiros, principalmente para aqueles que frequentam as escolas públicas. Entre as várias causas para essa situação estão a desatualização dos professores e dos livros didáticos e questões de ordem social visto que, em países como o Brasil, o poder aquisitivo determina as possibilidades de participação na construção da cultura. Soma-se a isso o fato de que grande parte dos estudantes de cursos noturnos trabalha durante o período diurno, quando ocorre a maior parte dos eventos com características educativas e promocionais das ciências. A exposição itinerante A USP vai a sua escola é uma iniciativa para minimizar essa situação.

Material distribuído aos professores das escolas participantes

A USP VAI a SUA ESCOLA  I
Apostila de Biologia   Apostila de Física

Parte 1   Experimentos, Oficinas e Demonstrações em Óptica