22.07.2019

Estão abertas as inscrições para bolsa de Pós-Doutorado  em Engenharia tecidual hepática usando técnicas de produção de organóides a partir de células-tronco humanas pluripotentes induzidas (hiPS).

É necessário possuir doutorado em Ciências Biológicas, com ênfase em Genética, e experiência comprovada em Engenharia tecidual, reprogramação e cultivo de hiPS. Também deve ter experiência comprovada em diferenciação de hiPS para hepatócitos, células endoteliais e mesenquimais, técnicas de bioimpressão 3D e principalmente em protocolos de produção de organoides hepáticos.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Saiba mais sobre o prazo de inscrição pelo link abaixo:

22/07/2019

04.02.2019

Neste mês de fevereiro, o Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco da Universidade de São Paulo CEGH-CEL/USP coloca em destaque o diagnóstico molecular das doenças raras, que pode favorecer não só o tratamento dos pacientes, como também o planejamento reprodutivo de seus núcleos familiares.

Nascido de uma campanha da EURORDIS, o dia mundial das doenças raras, celebrado em 28 de fevereiro, destaca a importância das doenças raras e seu impacto na vida da população.

As doenças raras constituem um grupo amplo de condições clínicas caracterizadas por grande diversidade de sintomas. Atualmente, estão assim classificadas entre 6 mil e 8 mil patologias, 80% delas com etiologia genética.

De acordo com o Ministério da Saúde, classifica-se como doença rara aquela que afeta menos de 1,3 pessoas a cada 2 mil indivíduos. Embora isoladamente sejam pouco frequentes, estima-se que este grupo de doenças acometa cerca de 15 milhões de brasileiros.
Um dos principais problemas enfrentados por esses indivíduos em nosso país é o tempo decorrido entre a manifestação dos primeiros sintomas e a definição diagnóstica. Nesse contexto, os exames genéticos, ainda não custeados por nosso Sistema Único de Saúde (SUS), assumem grande importância, sendo frequentemente indispensáveis para que se estabeleça um diagnóstico preciso.

Fontes:
Organização Européia para Doenças Raras (Eurodis)
Ministério da Saude

04/02/2019

05.10.2018

Genoma lança novos canais de divulgação nas mídias sociais

Hoje, 05/10/2018, o CEGH-CEL lança oficialmente seu novo canal de divulgação "Por dentro do genoma" no Facebook e no Youtube, com o vídeo "Por que aprender genética?". Depois de realizar projetos educativos de sucesso que beneficiam cerca de 40 mil alunos por ano, a área de Difusão busca agora atrair um público ainda mais amplo por meio de vídeos e das mídias sociais.

Nosso canal do YouTube já conta com dois formatos: Direto do Genoma, com reportagens no estilo youtuber, e Fala, geneticista!, com entrevistas em estúdio com professores do IB/CEGH-CEL. Em breve, teremos mais novidades, inclusive vídeos produzidos pelos próprios pesquisadores.

Nosso maior desafio é estabelecer um canal de comunicação entre os pesquisadores e o público, apresentando de forma atrativa o trabalho do Centro.

Convidamos a todos para nos curtir e seguir:

05/10/2018