21.06.2018

No dia 16/06/2018 aconteceu, no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IBUSP), o “I Simpósio de Aconselhamento Genético Multidisciplinar: Atuação e Perspectivas”. O objetivo do evento foi promover a atualização dos estudantes e profissionais de saúde quanto aos desafios encontrados na realização do Aconselhamento Genético Multidisciplinar no Brasil, e, compartilhando as experiências de profissionais de diferentes tipos de serviços, congregar ideias e subsídios para discussões sobre o futuro da profissão de aconselhador genético.

O evento foi idealizado pelos alunos do programa de Mestrado Profissional em Aconselhamento Genético e Genômica Humana, oferecido pelo IBUSP, e contou com palestras ministradas por professores do programa e por outros profissionais de referência que atuam em centros especializados em Aconselhamento Genético, como, por exemplo, a Dra. Lavínia Faccini, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Chefe do Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Houve também a participação de representantes de associações de familiares de afetados por doenças genéticas, enriquecendo os debates com a visão dos pacientes. O Dr. Jorge Forbes foi convidado para tratar dos aspectos psicanalíticos do Aconselhamento Genético. Para encerrar o evento, a Profª. Mayana Zatz abordou diversas questões éticas e os desafios do futuro da prática do Aconselhamento Genético.

Este foi o primeiro evento voltado especificamente para o Aconselhamento Genético Multidisciplinar e contou com 98 participantes, dentre os quais estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais das áreas de biologia, biomedicina, enfermagem, medicina e psicologia.

A Comissão Organizadora agradece aos participantes e palestrantes pela presença, aos apoios recebidos pelo IBUSP, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL), financiado pelo programa CEPID-FAPESP, bem como às empresas patrocinadoras Exxtend e Interprise. Graças ao sucesso na realização do Simpósio, já existe a ideia de realizar uma segunda edição, mantendo aberto o espaço para discussão e atualização sobre a prática do Aconselhamento Genético.

GS - 21/06/2018

05.06.2018

A AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente divulga os resultados dos
Editais de Chamamento Público  para a condução do projeto de Pesquisa
GENOCÃO:

Para acesso aos resultados, clique no link:

Resultado do Edital 003_2018 para contratar de empresas  o fornecimento de produtos
veterinários.

Resultado do Edital 004_2018 para contratar de empresas o fornecimento de medicamentos.

Informações:
E-mail: cotacaodeverbaspublicas@aacd.org.br

27.04.2018

Estudo  publicado  na revista Cancer Research, neste último dia 26 de abril, mostrou que um modelo vivo pode ser usado  para tratamento de tumores humanos agressivos.

Há três anos, quando este Centro começou a  pesquisa sobre bebês com microcefalia,  com o tempo observou-se  que os vírus da zika tinham preferência por células que dão origem a neurônios. Isso animou os pesquisadores, pois abre a possibilidade do  zika ser usado como terapia para alguns tumores do sistema nervoso.

Nesta pesquisa estiveram envolvidos membros deste Centro de Pesquisa sobre Genoma Humano e Células-tronco (CEGH-CEL) e colaboração de pesquisadores do Instituto Butantan, da Unifesp - Universidade Federal de São Paulo e do LNBio - Laboratório Nacional de Biociências.

Repercussão na mídia:

Agencia Fapesp