O que fazemos

O Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) combina a pesquisa de ponta sobre doenças genéticas e células-tronco ao diagnóstico clínico e laboratorial de portadores e aconselhamento de suas famílias. Esse contato estreito entre pesquisadores e famílias de afetados abastece a investigação científica com novas informações e novas questões, e adiciona excelência à atividade clínica beneficiando diretamente os pacientes e seus familiares. Os resultados se traduzem em centenas de publicações nos periódicos da área e no desenvolvimento e aperfeiçoamento de testes diagnósticos, à disposição da sociedade.

Outra vertente do trabalho do CEGH-CEL surge do reconhecimento do impacto que a pesquisa em genética e células-tronco já trouxe e continuará a trazer no futuro sobre a vida contemporânea. O Centro considera essencial que todos estejam familiarizados com a natureza, os métodos, processos e conceitos fundamentais da Genética Humana atual. Por isso, desenvolve programas na área da educação e ensino, visando a atualização de professores e alunos de curso secundário em Genética e células-tronco e a divulgação de temas atuais e pertinentes para profissionais das áreas biomédica e de saúde e jornalistas especializados em divulgação científica.

Em 2005, a revista Science publicou um artigo* da pesquisadora Mayana Zatz, coordenadora do Centro, em que ela relata as origens do trabalho com doenças genéticas no Instituto de Biociências, o nascimento do interesse dela sobre o assunto e a evolução que se seguiu. A leitura do texto esclarece sobre o balizamento ético do Centro e dá exemplos de como a assistência, o tratamento e a pesquisa se relacionam.
 

(*) GLOBAL VOICES OF SCIENCE: When Science Is Not Enough: Fighting Genetic Disease in Brazil
 

Relatórios de Atividades do CEGH-CEL