Oficina

OFICINA: METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA

A inscrição é gratuita e o número de vagas é igual a 60. Faça sua inscrição apenas se tiver certeza de seu comparecimento no dia 12 de março, pois caso contrário estará tirando a possibilidade de participação de um colega, realmente interessado.

Data de realização da oficina: 12  de março de 2016. (sábado)
Horário: das 8 às 13 horas.
Local: Centro Didático do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Rua do Matão, 303 – Cidade Universitária.

Conteúdo:  Após a inscrição, os participantes preencherão um formulário com afirmações (verdadeiras ou falsas) sobre a intolerância à lactose. Próximo ao dia da oficina, os professores serão convidados a assistir à um vídeo sobre o tema.  No dia da oficina, a atividade será iniciada verificando o que os professores pensavam antes de conhecerem o tema pelo vídeo.

Em seguida, exercícios sobre o padrão de herança da característica e seus aspectos moleculares serão discutidos. O mesmo acontecerá ao discutirmos aspectos evolutivos dessa característica. Ao final do período, uma discussão metodológica será feita.

A oficina tem como objetivo discutir alguns tópicos de genética, biologia molecular e evolução relacionados a uma característica biológica específica. As estratégias utilizadas são inspiradas em metodologias ativas de ensino-aprendizagem como a sala de aula invertida (flipped classroom) e a instrução por pares (peer instruction). Será ministrada por Rodrigo Mendes.

 

OFICINAS EXTRAS

Datas: Dia 2 de abril e 9 de abril
Horário: das 8 às 13 horas.
Local: Centro Didático do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Rua do Matão, 303 – Cidade Universitária.

Devido ao grande número de inscritos na primeira Lista de Espera, resolvemos criar mais duas novas oficinas que serão realizadas no dia 2 e 9 de abril.
A relação das listas de participantes para cada oficina está disponível para consulta nos links abaixo.
As  listas foram formadas de  acordo com a ordem de inscrição. Apesar das novas oficinas,  ainda ficaram inscritos  para a segunda Lista de Espera.

 

 

 

Veja  AQUI como chegar ao Centro Didático do IB-USP

 

Atualizado dia 2 de março de 2016