INCT - Linhas de Pesquisa

ENVELHECIMENTO E DOENÇAS GENÉTICAS: GENÔMICA E METAGENÔMICA

 

Envelhecimento Cerebral: Compreensão da variação normal em grandes amostras populacionais de idosos e os limites do declínio cognitivo, distúrbios neuropsiquiátricos e outras doenças que comprometem a vida independente.

 

Envelhecimento e saúde: Quatro projetos que visam compreender doenças frequentes do envelhecimento, a influência delas sobre a saúde geral e variantes potencialmente protetoras.

 

Microbiomas: Dois projetos com objetivo de elucidar a proporção da variação devido a  microbiota que convive com os indivíduo e a interação com o genoma dos hospedeiros.

 

Células iPS: Quatro projetos que utilizam células-tronco de pluripotência induzida como modelos para compreensão de processos ligados ao envelhecimento e doenças neurodegenerativas. Variantes identificadas nas metas 1 e 2 poderão ser integradas nestes subprojetos.

 

Células-tronco adultas e associações: Três projetos para identificar que componentes das células-tronco são responsáveis pela melhora do quadro clínico e aumento da expectativa de vida de modelos animais com doenças neuromusculares.