Merari de Fátima Ramires Ferrari

Possui graduação em Ciências Biológicas (2001) , doutorado em Ciências (2006), pós-doutorado (2008) e livre docência (2017) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Realizou estágio na Universidade da Flórida e mantém colaborações internacionais ativas com pesquisadores dos Estados Unidos, Portugal e Holanda. Participa também de atividades acadêmicas em seus diversos níveis onde foi representante discente na comissão de pós-graduação do departamento de fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (2002-2006), foi monitora de disciplinas da graduação e pós-graduação (2001-2006) no IB-USP, ministrou aulas de neurofisiologia para alunos de gradução em ciências biológicas (2005-2008), foi responsável pela disciplina de Genética Humana para o curso de graduação em Ciências Farmacêuticas da USP (2010 - 2016) . É responsável pelas disciplinas Biologia IV (neurobiologia) do curso de graduação em Ciências Moleculares; Fundamentos de Biologia Molecular e Abordagens multidisciplinares em Genética para o curso de Ciências Biológicas da USP. Na pós-graduação idealizou e oferece a disciplina tráfego intracelular e degeneração. Atua em atividades de extensão desde 2003, quando idealizou e organizou o curso de inverno do IB-USP, tem participado da semana temática do IB-USP, e orienta alunos do ensino médio em projetos de pré-iniciação científica. Tem experiência em Neurofisiologia, biologia celular e biologia molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura de células nervosas, biologia molecular e celular, análise da expressão gênica, neurodegeneração, comunicação celular, transporte de mitocôndrias, tráfego intracelular e formação de agregados proteicos. Sua linha de pesquisa investiga as diversas etapas do tráfego intracelular associado à agregação de proteínas presentes durante a neurodegeneração. (Fonte: Currículo Lattes)