O Projeto DNA Longevo, intitulado formalmente como "Longevidade Saudável: Quais são os segredos?", é uma iniciativa científica do grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Mayana Zatz e dedicada a compreender os mecanismos biológicos responsáveis por um envelhecimento saudável.
Diante do envelhecimento global da população, o principal objetivo do estudo é investigar os fatores que permitem a algumas pessoas não apenas atingir idades avançadas, mas também preservar sua saúde e funcionalidade física e cognitiva.
A pesquisa busca caracterizar os perfis genômicos, moleculares e celulares de idosos brasileiros que envelheceram de forma saudável até os 90, 100 anos ou mais. Os perfis dos nonagenários e centenários saudáveis serão comparados aos de indivíduos na mesma faixa etária ou mais jovens que tenham desenvolvido fragilidades, declínio cognitivo ou doenças crônicas para os cientistas identificarem as diferenças e conseguirem desvendar como funciona a sua resiliência contra as adversidades do tempo. Para essa coorte excepcional de longevos, acredita-se que fatores genéticos têm um papel preponderante em sua saúde, superando o impacto de fatores ambientais.
Estudar a longevidade no Brasil tem grande valor científico, pois a população brasileira apresenta uma alta miscigenação e diversidade genética. A expectativa é identificar variantes genéticas e epigenéticas raras ou mecanismos biológicos que conferem resiliência, impulsionando a medicina de precisão e o desenvolvimento de estratégias que promovam uma vida mais longa e com melhor qualidade para todos.
Genoma USP - Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco
Rua do Matão - Travessa 13, n. 106
Cidade Universitária
05508-090 - São Paulo -SP
Telefones: (11) 3091-7966 / 3091-0878
WhatsApp, só para mensagem: (11) 2648-8358 Como chegar no Genoma USP